terça-feira, 13 de agosto de 2019

PAPO SÉRIO: CINOMOSE

A CINOMOSE é uma doença viral causada po um Morbilivirus da família Paramyxoviridae, sendo este envelopado e instável no ambiente. A afecção apresenta alta morbidade e mortalidade e acomete o sistema gastrointestinal, nervoso e respiratório.

A principal forma de contágio é por gotículas respiratórias. A enfermidade tem maior ocorrência em períodos de seca e apresenta maior prevalência em cães filhotes (de 3 a 6 meses) e idosos.

Os sinais clínicos mais comuns são: febre, secreção nasal e ocular, tosse, dispinéia, diarréia, desidratação, convulsão. Há possibilidade de ocorrências neurológicas como sequela da infecção tais como: tremores musculares, andar desordenado e crises convulsivas.

O diagnóstico pode ser obtido por meio de hemograma, testes sorológicos rápidos, sorodiagnóstico, imunocitologia.

Não há medicamentos antivirais eficazes para combater a doença. No entanto, o tratamento consiste em tratar os sintomas causados nos diferentes sistemas acometidos:
  • Antibiótico e anti-pirético para as infecções secundárias no sistema digestório e respiratório, além de aliar expectorantes, bronco dilatadores e antieméticos.
  • Soro (fluidoterapia), para corrigir a desidratação causada pela diarreia.
  • Anticonvulsivante para as crises convulsivas devido ao acometimento do sistema nervoso.
  • Suplementos nutricionais e terapias alternativas, como a acupuntura, para melhorar a resposta imunológica do animal para combater o vírus também são utilizadas.
A prevenção da doença começa com a imunização dos filhotes. Em geral, é recomendado que o filhote tome a primeira dose da vacina múltipla com 45 dias e vida, e outras duas doses com intervalos de 21 a 30 dias. É recomendado não levar o cãozinho para passear antes de tomar a terceira dose, quando ele vai estar devidamente imunizado. Depois de adulto, deve ser dada 1 dose anualmente.

Nenhum comentário: